Como atuamos

O que fazemos

As organizações da sociedade civil têm um papel que vai além do atendimento direto às populações da periferia. Quem atua em territórios de alta vulnerabilidade social deve também contribuir para a produção de conhecimento e estímulo à criação e ao desenvolvimento de novas soluções para as questões sociais, que podem inspirar o desenho das políticas públicas ou auxiliar na sua boa implementação. Esse resultado, porém, não advém de um trabalho isolado, mas da articulação de diferentes atores em um trabalho colaborativo, intersetorial e integrado para a promoção do desenvolvimento local sustentável.

A Fundação Tide Setubal atua em São Miguel Paulista, desde 2006, com a missão de contribuir para o desenvolvimento local sustentável com as premissas de construir caminhos com a comunidade e de mobilizar e articular lideranças locais, poder público e instituições locais para a atuação conjunta. Presentes no percurso institucional desde a chegada ao território, as ações colaborativas ganham força ano a ano. O compartilhar, tão presente nas redes sociais, é eixo para a busca de alternativas coletivas para a construção cidadã e melhoria da qualidade de vida.

Esse processo começou já em nossos primeiros trabalhos, realizados a partir da escuta e troca de experiências. Metodologias e formas de fazer foram se estabelecendo e o passo seguinte foi compartilhá-las com parceiros. O fazer junto se alargou, fortalecendo o trabalho de escolas, organizações locais, lideranças e também renovando as ações da Fundação.

O atendimento direto à população de São Miguel Paulista, realizado em nossos espaços – Clube da Comunidade Tide Setubal e Galpão de Cultura e Cidadania –, é raiz do trabalho da Fundação e a base para o nosso objetivo de contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais de adolescentes e jovens, por meio de sua formação integral. A partir do contato direto com esse público, renovam-se os formatos de trabalho para enfrentar as diversas vulnerabilidades que afastam principalmente os jovens das oportunidades de um futuro mais promissor.

Linguagens como comunicação, esportes, teatro, música e um trabalho psicossocial em temas como drogas, sexualidade, cidadania, entre outros, trazem novas reflexões sobre escolhas e oportunidades para o desenvolvimento pessoal, contribuindo para a formação integral dos jovens.

Os núcleos Mundo Jovem, Arteculturação, de Comunicação Comunitária, Ação Família e Clube Escola oferecem cotidianamente atividades de música, luteria, teatro, comunicação, dança, capoeira e esportes, grupos socioeducativos com jovens e famílias com uma ampla programação nos dois espaços sob gestão da Fundação Tide Setubal em parceria com organizações locais.

Contribuir para a ampliação de ofertas e efetividade das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de São Miguel, empreendidas pelo Estado, iniciativa privada e outras organizações da sociedade civil, foi estabelecido como o segundo dos três objetivos institucionais, redesenhados em planejamento para o triênio 2012/2015. A atuação com o envolvimento de diferentes núcleos da instituição potencializa a mobilização e articulação de moradores, lideranças e profissionais de diferentes áreas em espaços de debate e construção coletiva, como fóruns e redes de proteção local. Além disso, as diversas parcerias e formações desenvolvidas pela equipe são ações que passam a ser reconhecidas pelo fortalecimento do trabalho dos profissionais e gestores das escolas públicas e das organizações sociais, principalmente no que diz respeito ao seu conteúdo pedagógico voltado para os jovens e para uma relação mais dialógica com o seu entorno.

Maior capacidade de mobilização e articulação e o fortalecimento das organizações locais somam-se ao objetivo de promover a valorização do patrimônio material e imaterial de São Miguel e fortalecer a conexão com a cidade, terceiro objetivo estratégico para o triênio. Por meio de uma programação cultural farta com saraus, sessões de cinema, contação de histórias, conversa com autores, Encontro de Cultura Caipira, Festival do Livro e da Literatura, entre outros, ampliamos as experiências e as referências, estimulando o acesso cultural na região.

Coletivos, escolas, artistas e organizações sociais nos ajudam a realizar essa mistura que enriquece esse caldo cultural existente na comunidade. Convidados de outras regiões também se fazem presentes em uma troca de experiência com outros bairros da cidade. Além disso, a cultura perpassa todos os nossos projetos, com estímulo à leitura e circulação pelos espaços públicos da cidade. O Festival do Livro e da Literatura de São Miguel exemplifica e sintetiza a criação colaborativa e a intervenção nos espaços públicos pela cultura de São Miguel Paulista.

Ao lado do atendimento, fortalecimento das instituições locais, mobilização e programação cultural, em 2013, A Fundação se colocou diante de um desafio ousado: inserir a influência em políticas públicas como uma nova linha de atuação. Influenciar políticas públicas sempre foi uma crença institucional ao refletir sobre a ampliação de oportunidades e garantia de direitos sociais da população de territórios vulneráveis. Acreditamos no papel do Estado democrático para potencializar ações bem-sucedidas, realizadas por quem atua nas periferias e conhece de perto suas demandas.

clique na região ou nos endereços para ver o mapa detalhado

Escolas parceiras

EMEF Flavio Augusto Rosa Rua Gruta Das Princesas, 165A

EMEF Henrique Smith Bayma R Salsa Parrilha, S/N